Informações sobre Affemat

NOSSA HISTÓRIA

Conheça mais a fundo a história da affemat, sua fundação, conselho, presidente...

HISTORIA

FUNDAÇÃO DA AFFEMAT

Sua fundação deu-se em 21 de fevereiro de 1974, sede em Cuiabá – MT, com objetivo maior de representar a classe, promovendo união dos que a integram, assistindo assim os associados em todos os seus legítimos interesses. Registrada em cartório do 1° Ofício de Cuiabá – MT em 27 de março de 1974 e declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual n.º 3.509 de 24 de maio de 1974.

Primeiramente criou-se um Conselho Deliberativo para o Quatriênio 74/78, tendo como Presidente o Sr. Pedro Vale, Secretário Benedito Cesário de Lima e Souza e como membros, Edmundo Tenuta, Amasyles de Lana Pinto , Civis Fernandes de Souza, Gilberto Congro Bastos, Euler Emanuel do Carmo e Caio Hugueney Filho. Para o Biênio 74 / 76 foi eleito Presidente o Sr. Décio Matoso e 1° o vice-presidente Gentil Zoccante e 2 º Nélio Soares da Silva, para Tesoureiro Geral Aureliano dos Santos Malhado e como Tesoureiro Adjunto Antônio Alves Setti, Secretário Geral Francisco de Souza Miranda e Secretário Adjunto Dinarte Vicente de Almeida. No Conselho Fiscal Aude Lessonier, Benedito Pio Malheiros de Araújo e Danúbio Godim Torraca. Como suplentes: José Sabo Mendes, Astúrio de Matos e Miguel Filartiga Filho.

O primeiro Regulamento da Associação, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo junto à Diretoria Executiva no dia 28 de outubro de 1974, na cidade de Campo Grande-MS, tendo como lema a frase: “UNIDOS SEREMOS FORÇA”. Criada a Associação, em seu Artigo Primeiro foi adotada a sigla AFFEMAT.
Nos anos subseqüentes, fomos representados na presidência de1977 a 1980, pelo Sr. Edmundo Tenuta, de 1980 a 1983 pelo Sr. Gastão da Costa Ribeiro, de 1983 a 1986 Sr. Márcio Frederico Cunha de Arruda e de 1986 a 1989 – Edson Roberto do Carmo Silva. Para o Triênio de 1989 a 1992 fomos representados na presidência pelo Sr. Davilson Eleotério Neves e de 1992 a 2004 pelo Sr. Enéas Cardoso Filho reeleito para seu quinto mandato, terminando em 2007.

Nestes anos a associação cresceu muita. Desde sua criação em 1974, já se passaram 32 anos e se faz recordar, a compra da Área para o Clube Campestre na estrada da Chapada, mais especificamente à 23 km de Cuiabá, na Gestão do Sr. Décio Matoso. Na administração do Presidente Edson Roberto do Carmo Silva iniciaram-se as obras como terraplanagem, colocação da rede elétrica e construção do salão de festas. Na administração do Sr. Davilson Eleotério Neves o Clube se formatou na nova estrutura virando de fato um clube de lazer para nossos associados. Foram construídos também o bar, a cozinha e o salão de jogos. Não poderíamos deixar de lembrar e agradecer, a visão do Sr. Davilson ao trazer o projeto referente ao nosso plano de saúde “AFFEMAT – SAÚDE”, que foi implantado na gestão posterior. Vale lembrar que nas gestões anteriores o número de Associados era inferior ao atual, e, portanto as dificuldades financeiras eram muito maiores.

No dia 1º de maio de 1992, assume a presidência desta associação o Sr. Enéas Cardoso Filho tendo como Vice Noraldina da Silva Lopes que logo vem a renunciar por motivos particulares, mas deixando boa parcela de seu trabalho na participação da implantação do Plano de Saúde desta Associação. Para o Triênio 95/ 98, assume como Vice-Presidente a Sra. Denize Aparecida Capilé Guedes. A partir daí, Enéas Cardoso Filho e Denize Capilé Guedes começa uma revolucionária, porém necessária mudança na AFFEMAT. Na área da Saúde, firmam convênios de Reciprocidade com 17 entidades do FISCO do BRASIL e criam o FUNDO DE RESERVAS do Plano de Saúde.

Com o crescimento do número de associados com residência em outros municípios que não Cuiabá, viu-se a necessidade da criação de clubes de lazer no interior. O primeiro município a receber uma sede campestre foi Rondonópolis, posteriormente Cáceres, Barra do Garças e por último Alto Araguaia. Todos os Clubes com infra-estrutura para comodidade e conforto do Associado. Cada Pólo com sua Sub – Sede Regional, com Diretoria autônoma e regulamento próprios que convenham a cada região. Nesta mesma gestão foi adquirida a sede da AFFEMAT-SAÚDE, ao lado do escritório da administração que leva o nome do saudoso DÍDIMO DA GAMA E BARROS, onde funciona a administração do Plano de Saúde, o setor financeiro, a vice-presidência e o setor jurídico. A antiga sede central passou por uma ampla reforma, estando hoje mais moderna, informatizada, com estrutura para melhor atender o Associado. Sua inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1999.

O edifício leva o nome de LOURIVAL MOREIRA DA SILVA, numa homenagem ao saudoso companheiro. De 98 a 2004 a dobradinha ENÉAS / DENIZE continua na administração com novos projetos de construção no Clube de Cuiabá. Constroem 10 apartamentos, sauna, dois campos socyte, cozinha industrial, rede de energia trifásica, grupo gerador, piscina semi-olímpica (300 m2), piscina infantil, dois vestiários, alojamentos para funcionários, salão para eventos com climatização, e por último a reforma do salão de festas que foi entregue no dia dia 26 de março de 2004, com área coberta de 700 m2, na FESTA de 30 ANOS DA AFFEMAT, onde foram convidados todos os associados e seus familiares.

Essa comemoração aconteceu em todos os Clubes Campestres do interior. Foram homenageados associados que prestaram serviços a Affemat como: Walter Frederico da Silva de Alto Araguaia a senhora Tereza Cassassus e José Mota Cuyabano em Cáceres, senhor Valmiro de Oliveira da Silva em Rondonópolis e em Cuiabá foi descerrada uma placa com nomes de todos os Diretores desde 1974, data da nossa fundação.

Nos Clubes do interior foram descerradas placas com nomes de todos nossos associados, por idéia do colega e diretor de Alto Araguaia, senhor Paulo Roberto Benetti. No Triênio 2001 / 2004, a Diretoria deu continuidade aos trabalhos, qualificando funcionários e criando mais benefícios. Exemplo disso é a criação da “Nossa Escola Tributária”, em parceria com os Sindicatos da categoria – SIPROTAF / SINFATE. Criaram-se ainda as Ouvidorias da Saúde e a maravilhosa D.A.P (Diretoria dos Aposentados e Pensionistas), não só levando aos Associados o merecido lazer, com viagens e excursões pelo BRASIL. Como também lutando pelos direitos dos Aposentados fazendo reivindicações.

Eleito para o Triênio 2004 / 2007 – Enéas Cardoso Filho e Jussara Aparecida Fernandes Riveros, com promessas de levar a AFFEMAT ao verdadeiro patamar de uma Associação forte, imbuída de consistência e credibilidade. Não poderíamos jamais deixar de mencionar os baluartes do Fisco que contribuíram na criação da AFFEMAT – Otávio de Oliveira, Lourival Moreira da Silva, Décio Matoso, Dídimo da Gama e Barros, Edson Roberto Carmo Silva, Davilson Eleotério Neves, Alael de Matos, Lenil de Jesus, Hermínia Tenório, Nelzi Fonseca, Denize Capilé Guedes, Jussara Riveros, Diniz da Silva Moraes, Fernando Ferreira Leite, Alzino Bernardes, Jamil da Silva Moraes, Benedito Cesário de Lima Souza, Lauro Reginaldo Rodrigues, Cezinio Botelho, Laerte Souza Farias, Avelino Verissimo de Carvalho e muitos outros que direta ou indiretamente ajudaram a construir a AFFEMAT.

Durante a Gestão de Enéas foram desenvolvidas atividades de caráter notório, onde a que obteve maior destaque foi a criação da Diretoria de Aposentados e Pensionistas – DAP. Essa Diretoria ficou incumbida de resgatar o vigor dos colegas aposentados e pensionistas, bem como promover Encontros, Palestras e Viagens para ajudar a estimular atividades físicas, recreativas e de integração de todos.

Não podemos esquecer que ao decorrer dos anos em que Enéas Cardoso Filho esteve no comando, a AFFEMAT ganhou prestígio dos clubes das cinco sedes e também de seu Plano de Saúde. Hoje, os clubes da AFFEMAT são reconhecidos em todo o estado, graças ao trabalho desenvolvido por Cardoso.
Nos anos em que esteve no comando, Enéas e os membros das Diretorias realizaram conjuntamente Projetos e atividades que enalteceram e fixaram o nome da Associação dos Funcionários de Fazenda do Estado de Mato Grosso. Foram Festas Juninas, Palestras, Campanhas, Festivais de Pesca, Parcerias e Negociações que refletem na imagem de hoje da AFFEMAT.

Em Abril de 2007 a AFFEMAT realizou nova eleição e Tony Bicudo Paula Souza foi eleito o novo Presidente da Associação. No dia 1º de Maio do mesmo ano, Tony Bicudo e sua Vice-Presidente – Marinete Figueiredo Costa e os Membros dos Conselhos assumiram a Diretoria do Triênio 2007/2010.

Eleito no triênio 2010/2013 Tony Bicudo Paula Souza presidente e Bernardina Jovanil da Rocha Vice-Presidente da AFFEMAT.

Em 08/02/2013 Bernardina Jovanil assume a presidência, pelo motivo da renúncia do então presidente Tony Bicudo.

Bernardina Jovanil da Rocha se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação.

Para o triênio 2013/2016 assume a presidência Enéas Cardoso Filho e seu vice-presidente Silas Ferreira, a cerimônia de posse ocorreu no dia 31 de agosto de 2013 na Siprotaf.